quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Sabores das Cervejas Maravilhosas



Vamos falar de um assunto que por incrível, que, por mais incrível que possa parecer, há muito não falamos: Beber cerveja!!!! E se você gosta de beber cerveja tipo stout - sim, stout! Cervejas negras, opacas com forte sabor de chocolate, café e malte torrado, geralmente com alto teor alcoólico - aposto que adora tomar aquela que é uma das mais conhecidas pelo mundo, a famosa cerveja irlandesa Guinness - Mas não se esqueça que nós também temos bem pertinho, por aqui, cervejas tipo stout de qualidade. Que tal experimentar e comparar? Então vai nossa sugestão: Backer Três Lobos Bravo - American Imperial Porter - cerveja maturada em barris de umburana, apresentando aromas sofisticados, com nuances de caramelo, café e maltes torrados - você aí pode também nós ajudar a completar com mais percepções ainda! - o sabor? Ah o sabor!!! Uhmm! Um pouco adocicado... amargo. Delícia! Experimenta aí! Curte aí!
Saúde, cheers, pão e cerveja!!!!



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Brasil e o Mercado de Cervejas Especiais- Aqui Não!

Todo mundo que aprecia tomar uma cervejinha já reparou na hora de comprar, seja num supermercado, em bares e etc., como tem cada vez mais marcas e tipos diferentes de cervejas no mercado. É uma explosão a olhos vistos. Porém temos visto também que a maioria das opções são de cervejas importadas. E o que isto nos diz num primeiro momento? A fabricação de cervejas pelo mundo já está bastante amadurecida e com uma regulamentação e legislação no mesmo patamar. O que nem todos sabem é que para se fabricar cerveja- como qualquer outro produto - existem regras e leis a serem seguidas. O problema é que no Brasil esta legislação parece caduca e prejudica os fabricantes da terra brasilis. Explico melhor. É que ao contrário dos outros países o Brasil proíbe a fabricação de cervejas utilizando ingredientes especiais, o que limita a criatividade dos produtores e variedade de tipos de cervejas fabricadas por aqui. Aí as cervejas importadas deitam e rolam abocanhando fatias cada vez maiores do mercado cervejeiro, pois lá fora, ao contrário daqui, ingredientes como chocolate e mel, por exemplo, são permitidos na composição das cervejas o que possibilita uma maior riqueza e diversidade de sabores. Agora me expliquem por favor: importar cervejas com estes ingredientes pode e fabricá-las aqui não pode? Como já ouvi uma certa vez: " Brazil Brazil Brazil".  E por aí vai....Depois conto mais sobre isto.
Saúde, cheers, Pão e Cerveja!!!!!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Quer Conhecer mais sobre Cervejas?


Sem querer fazer propaganda,  quem quer conhecer um pouco mais sobre a bebida mais popular do mundo - a cerveja claro! - pode começar, gastando relativamente pouco. É a coleção lançada pela folha de São Paulo  chamada  O mundo da Cerveja. Apesar de já ter sido lançada em novembro ainda se pode adquirir a coleção em lotes ou completa ganhando brindes, pelo preço de R$15,90 -para assinantes folha e uol - o volume, preço compensador já que a qualidade da edição e as encadernações são excelentes.
A coleção  reúne 12 livros ilustrados falando muito sobre  cerveja. Os dois primeiros livros são dedicados às cervejas Lager e Ale, as duas grandes categorias nas quais se divide o universo da cerveja. Em seguida, cinco títulos trazem os hábitos de consumo e os estilos da bebida elaborados nos tradicionais países produtores do Velho Mundo –Alemanha, Bélgica, Holanda, Irlanda, Reino Unido e República Tcheca–, e nos mercados do novo mundo, como Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Austrália e Nova Zelândia. 
A coleção trata ainda dos segredos da degustação da cerveja e da arte de combinar os diversos estilos de cerveja com as mais variadas comidas, além de reunir receitas passo a passo que contam com a cerveja como ingrediente, como em molhos e líquidos de cozimento. 
Para completar, um volume dedicado à cultura da cerveja em todo o mundo, especialmente as tradicionais festas populares, e outro sobre as grandes cervejarias – empresas muitas vezes centenárias que hoje distribuem seus rótulos em quase todo o planeta. 
Pronto, falei. Uma abraço, Saúde, Cheers, Pão e Cerveja!!!!