sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Guia de cervejas brasileiras
 
Publicação: 02/10/2004 - Jornal Cidade
Guia de cervejas brasileiras
Divulgação
 
Os escritores Henrique Oliveira e Helcio Drumond reuniram em 351 páginas, um guia completo para os amantes da cerveja. Publicado pela Editora Gutenberg, o livro reúne as melhores cervejas fabricadas no país e conta um breve histórico da bebida no Brasil, os segredos da fermentação, as matérias-primas e as etapas de fabricação, dicas para aguçar os sentidos e degustar a bebida e os tipos, características e as classificações dos principais estilos de cerveja. Neste detalhado guia, os autores mapearam e catalogaram praticamente todas as cervejarias, microcervejarias e associações de cervejeiros artesanais que  existem no Brasil. Na publicação também estão organizados os principais roteiros, reunidos por região, estado e cidade, somando mais de 450 cervejas e mais de 120 locais em que se pode beber o precioso líquido. O livro representa uma boa dica de presente e o preço médio de venda é de R$ 49.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

7étimo Festival de Cervejas Maravilhosas

01 de Agosto de 2014
Olá todo mundo! Estamos de volta para anunciar o que todos já estavam esperando! Sim, acertou! O 7étimo Festival de Cervejas Maravilhosas!
O Festival acontecerá na Pousada Cachoeira da Serra e as reservas poderão ser feitas a partir de amanhã! Como sempre, muita cerveja maravilhosa, natureza exuberante, comida mineira de primeira, churrasco, chopps especiais, muita música boa , nos esperam por lá. E este ano teremos surpresas muito legais. Não dá pra perder! Repetindo, é no primeiro fim de semana de Agosto, dia primeiro, sexta-feira!
Quem quiser coloque o email  aqui abaixo que já entro em contato explicando os detalhes, ok?
Não vá deixar pra depois por que as vagas são limitadíssimas e costumam acabar logo!
Vamo que vamo! Saúde, Cheers, Pão e Cerveja!!!!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Alquimia da cerveja: Ciência, Sour e Imaginação


Olá meu povo! Recebi por este dias este sensacional documentário enviado pelo parceiro Minhoca e resolvi também recomenda-lo a você que quer conhecer um pouco mais sobre a história da cerveja. Como dito pelo parceiro: "A historia da Evolução da cerveja em varias regiões do Mundo e a contribuição que ela forneceu para várias nações". O documentário é produzido pelo History Channel e,claro, é muito bem produzido e de ótima qualidade.
Então meu caro, aproveita a dica e manda ver aí o vídeo! Valeu?
Um abraço!
Saúde, Cheers, Pão e Cerveja!
Ps: Vem aí o 7étimo Festival de Cervejas Maravilhosas no primeiro fim de semana de Agosto, então já se programe aí porque este vai ser o melhor de todos!!! 



sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Como abrir uma cerveja

Olá amigos!! Hoje vou dar uma passada rapidinho só para deixar um vídeo pra começar bem o fim de semana! Bora lá!!! Se na hora H você estiver sem o abridor, vão aí algumas sugestões pra não ficar com aquela sede louca! Um abração!
Saúde, cheers, pão e cerveja!!!! 
video

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

REGULAMENTAÇÃO DA CERVEJA NO BRASIL


SÃO PAULO - O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 22, o texto que vai determinar os novos padrões para a fabricação da cerveja no Brasil e no Mercosul.
Entre as principais mudanças propostas, o texto veta a substituição do lúpulo ou seus derivados por outros princípios amargos. No caso deste último, a exceção é a cerveja gruit, na qual o lúpulo é totalmente substituído
No texto, o ministério proíbe a adição de qualquer tipo de álcool (que não seja do processo natural de fermentação), qualquer que seja sua procedência. Também fica vetada a adição de água fora das fábricas ou unidades engarrafadoras habilitadas. por outras ervas.
A proposta prevê a permissão para adicionar mel, leite, frutas e ervas na receita da bebida. Já a substituição do malte por outros insumos cervejeiros (como milho, arroz, entre outros) não pode ser maior que 45% em relação ao extrato primitivo.
O objetivo da elaboração de novos padrões de produção é abrir espaço para as microcervejarias diante do avanço das cervejas importadas e padronizar o processo de produção no setor.
No caso de adição de açúcares vegetais diferentes dos provenientes dos cereais, como o mel, a quantidade máxima em relação ao seu extrato primitivo deverá ser menor ou igual a 25% em peso.
O documento ficará em consulta pública nos próximos 60 dias para sugestões e comentários, que deverão ser encaminhados em formato de planilha eletrônica para o e-mail cp.cerveja@agricultura.gov.br.
A versão do texto para consulta pública foi desenvolvido a partir de duas reuniões, realizadas em fevereiro e agosto do ano passado, com representantes do setor. Estiveram presentes executivos tanto das grandes indústrias quanto de pequenos produtores artesanais, associações e especialistas do setor.
Segundo dados de dezembro do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos do
Ministério da Agricultura, 232 cervejarias e 1,1 mil tipos de cervejas estão registrados no Brasil. 
Fonte: Economia e Negócios (ESTADÃO) 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Presente de Natal, com Cerveja!

Olá  meu amigo, com vai? Tudo bem? Preparado para as festas de final de ano? Ahhh... com cerveja! Maravilhosa, claro!
E os presentes de natal? já comprou? Bom, eu ainda não.
Mas você deve estar se perguntando: Por que este cara tá me perguntando isto? Vai falar de cerveja não?
Então meu caro, talvez você deve estar procurando aí um presente original pra dar para o seu amigo(a) do peito... ou alguém da família..., sei lá. Alguma coisa legal , afinal de contas dar um presente bacana pra alguém que você gosta não tem preço, né mesmo? Hummm e um presente para aquele amigo(a) cervejeiro? Que te apresenta todas aquelas cervejas maravilhosas o ano inteiro... Eh, mas tá sem ideia nenhuma, né mesmo?A grana tá curta, né?
Pois seus problemas acabaram!!!!!!
Por coincidência, numa das minhas andanças por aí, cruzei com 3 produtos bem legais e que não vão pesar no seu bolso e você vai fazer bonito no Natal! Vou começar com o mais caro e bem bacana!!
 N. 1 -
 
Como o nome sugere, faça você mesmo! E de forma simples em casa. O interessante é que o kit já vem com as matérias primas para fazer um tipo específico de cerveja especial: warrior double IPA, oatmel stout, choc. maple porter, chest nut brown ale, every day IPA, grapefruit honey ,smoked wheat, jalapeno saison, pecan pie amber... e por aí vai! São várias opções. E como você já percebeu, vai com todo o equipamento mais complexo - vamos dizer assim - que você vai precisar. E ainda vou postar aqui o vïdeo com passo a passo de como fazer cerveja com este kit! É muito simples! Até aquele seu amigo que não faz a menor ideia de como fazer cerveja vai dar conta, pode ter certeza. E vai gostar muito!! E o melhor, com tudo que ele precisa à mão e sem fazer bagunça! Pode acreditar, é diversão garantida!!! E ainda vai de convidar pra experimentar a cerveja, claro!
Gostou? Ahh, o preço né? O preço é em torno de US40,00. Pô, dólares? Então quer dizer que não tem no Brasil, não? É isto mesmo é em dólares e que eu saiba não vende no Brasil não. Sacanagem né? Bom, em todo caso vale a pena dar uma pesquisada. Fica a dica!

Ps: Falei muito já! As outras dicas ficam pro próximo post...

Saúde, cheers, pão e cerveja!!!!!

sábado, 16 de novembro de 2013

Boa noite pra voltar!

Falem aí meus amigos! Boa noite pra voltar!!!! How are you doing????
E, desde já, desculpem a ausência tão prolongada... Vamos reformular, em breve, todo o blog, pra melhorar, né mesmo minhoca?- Ah... esqueci de te falar....
Diretamente de Boca, degustando novamente uma das boas que achei por aqui.
Trata-se da Sierra Nevada, uma Pale Ale - isto mesmo, pra mim com letra maiúscula- com tudo que uma tem de direito. Grande sabor, amargor perfeito, aroma delicioso. Como diz no rótulo "... all natural, bottle-conditioned Pale Ale is reconized worldwide as a classic." Eu gostei demais! E pra quem quer saber, ela é 5.6%. Outro ponto - que de certa forma chama a atenção, pra nós brazucas  é que ela é feita e engarrafada em Chico. Isto mesmo, Chico, Califórnia! Uhmmm Interessante. Não, estranho mesmo , diferente, engraçado pra dizer pouco.  E por aqui o preço é bem convidativo. Um package com 6 garrafas custa US8,69 no supermarket, gelada. Não quero nem pensar no preço que seria no Brasil. Aliás, nunca vi esta cerveja por aí
. Uma pena! Abaixo tem uma foto. Além de tudo é muito simpática! E podem acreditar, é gostosa a danada viu!
Miss you, cheers, saúde, pão e cerveja!!!!