quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Brasileiro disputa campeonato mundial de tiradores de chope


Prestes a enfrentar tiradores de chope do mundo inteiro, OtaGilson faz turismo pela capital britânica
Foto: Moreno Osório/Terra

O brasileiro OtaGilson de Castro dos Santos, 38 anos, participa nesta quinta-feira, em Londres, da final do 14º World Draught Master, uma competição que reconhece os melhores tiradores de chope do mundo. Ele ganhou o direito de representar o País depois de superar 30 adversários na etapa nacional, realizada no começo do mês, em São Paulo. Se vencer, Santos vai viajar por 20 países ensinando a melhor forma de servir a bebida.

Hoje OtaGilson vai enfrentar outros 29 tiradores de chope de países como Chipre, Guadalupe e Azerbaijão. O vencedor vai ser definido por uma equipe de oito jurados. Eles serão responsáveis por verificar qual competidor seguirá à risca um ritual elaborado pela Stella Artois, a cerveja organizadora do evento. São nove passos cujo objetivo é preservar o sabor da bebida entre o momento em que é retirada da torneira até ser entregue ao cliente.

Com 20 anos de profissão, o piauiense OtaGilson, que trabalha no bar SeoRosa, em Campinas, em São Paulo, não teme o desafio que vai ter pela frente na final da edição 2010 do World Draught Master (cuja tradução aproximada é Mestre Mundial dos Tiradores de Chope). Só achou graça da roupa que vai ter de usar no evento, cujo tema é a moda dos anos 60. "Nos arrumaram uma roupa igual a de garçons de churrascaria", brincou.

O representante brasileiro, que ainda nem deu destino aos R$ 3 mil que recebeu ao vencer a etapa nacional da competição, se diz satisfeito com a profissão que escolheu desde que saiu do seu Estado natal para tentar a vida em São Paulo. "Eu amo o que faço. Quem diria que servindo chope eu teria uma oportunidade como essa", disse, enquanto caminhava pelas ruas frias do outono de Londres na noite desta quarta-feira.

Atual campeã
Atualmente, a melhor tiradora de chope do mundo vem da Nova Zelândia. Avrill Maxwell venceu a final do 13º World Draught Master, ano passado, em Nova York. O evento é realizado desde 1997 e já teve como sede Leuven, cidade belga berço da Stella Artois, e onde foi fundada em 1425 a Universidade de Leuven, que ficou conhecida por suas descobertas envolvendo fórmulas de cerveja.
Moreno Osorio
Direto de Londres

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dica: beba água

Vc vai ao bar e bebe uma cerveja.
Bebe a segunda cerveja.
A terceira e assim por diante.
O teu estomago manda uma mensagem pro teu cérebro dizendo "caracas véi... o cara tá bebendo muito liquido, tô cheião!!!"
Teu estômago e teu cérebro não destinguem que tipo de liquido está sendo ingerido, ele sabe apenas que "é líquido".
Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz: "Caracas, o cara tá maluco!!!"
E manda a seguinte mensagem para os Rins "Meu, filtra o máximo de sangue que tu puder, o cara aí tá maluco e tá bebendo muito líquido, vamo botar isso tudo pra fora" e o RIM começa a fazer até hora-extra e filtra muito sangue e enche rápido.
Daí vem a primeira corrida ao banheiro.
Se você notar, esse 1º xixi é com a cor normal, meio amarelado, porque além de água, vem as impurezas do sangue.
O RIM aliviou a vida do estômago, mas você continua bebendo e o estomago manda outra mensagem pro CEREBRO:
"Cara, ele não pára, socorro!!!" e o CEREBRO manda outra mensagem pro RIM "Véi, estica a baladeira, manda ver aí na filtragem!!!"
O RIM filtra feito um louco, só que agora, o que ele expulsa não é o alcool, ele manda pra bexiga apenas ÁGUA (o líquido precioso do corpo).
Por isso que as mijadas seguintes são transparentes, porque é água.
E quanto mais você continua bebendo, mas o organismo joga água pra fora e o teor de alcool no organismo aumenta e você fica mais "bunitim".
Chega uma hora que você tá com o teor alcoolico tão alto que teu CEREBRO desliga você.
Essa é a hora que você desmaia... dorme... capota... resumindo: essa é a hora que o teu não tem dono!
Ele faz isso porque pensa "Meu, o cara tá afim de se matar, tá bebendo veneno pro corpo, vou apagar esse doido pra ver se assim ele pára de beber e a gente tenta expulsar esse alcool do corpo dele".
Enquanto você está lá, apagado (sem dono), o CÉREBRO dá a seguinte ordem pro sangue "Bicho, apaguei o cara, agora a gente tem que tirar esse veneno do corpo dele.
O plano é o seguinte, como a gente está com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora".
O SANGUE é como se fosse o Boy do corpo.
E como um bom Boy, ele obedece as ordens direitinho e por isso começa a retirar água de todos os órgãos.
Como o CEREBRO é constituido de 75% de água, ele é o que mais sofre com essa "ordem" e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.

Então, sei que na hora a gente nem pensa nisso,
mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo dágua,
porque na medida que você mija, já repõe a água.
(Texto retirado do "O bar do Zé)