sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Cerveja Sai de Onde Mesmo?


A gente fala de tantas coisas sobre cervejas especiais, cervejas artesanais... conta histórias sobre cervejas...mas a pergunta que muitos fazem é: como é o processo pra se fazer uma boa cerveja? Bem, aí o buraco é mais embaixo meu caro amigo! Há muito queria falar aqui sobre este assunto. Porém de uma forma mais simplificada, no momento. 
A pergunta a ser respondida agora é: como se faz uma cerveja mesmo? De uma maneira bem resumida é o seguinte:
A fabricação de cerveja envolve basicamente três passos. A mostura, a fervura e a fermentação. Heim? Como assim? Mostura? Que bicho é esse? Você, um bom apreciador de cervejas maravilhosas e também um curioso sobre o assunto, pode estar se perguntando...Vamos lá então. A mostura é um processo onde é extraído os açúcares fermentáveis  e outros componentes do malte, normalmente este processo dura de 2 a 5 horas. O malte é moído e depois misturado á água quente numa temperatura de mais ou menos 65 graus Celsius. Esta água, rica em açúcares, resultante deste processo é que é chamada de mosto. Esta água então é retirada  e o que ainda sobrou do malte moído é lavado em água quente para extrair  os açúcares que ainda restaram.  
O mosto então vai para caldeira de fervura por um período de 1 a 2 horas, onde então é adicionado o lúpulo em momentos variados. É o lúpulo que dá à cerveja o paladar, o aroma e o amargor. Ao final da fervura, o mosto é então separado do lúpulo e resfriado, pronto então para a fermentação. No processo de fermentação o fermento é adicionado ao mosto para dar início á fermentação. Aí cada tipo de cerveja tem o seu tempo de fermentação e temperaturas específicos. Surgindo as cervejas de alta fermentação (tipo Ale) e as de baixa fermentação (tipo Larger)
Ao final deste processo de fermentação a cerveja é carbonatada e engarrafada. 
Meus caros amigos, está aí o be-a-básico da fabricação de cervejas. Obviamente que a diversidade de diferentes tipos de cervejas provém de algumas variações nos processos de fabricação e da adição de ingredientes variados durante o processo , né mesmo?
A verdade é que este papo todo me deu uma sede louca! Sexta-feira.... Entrar o finde com pé direito!!! Bora lá tomar uma cerveja maravilhosa agora? Então vamos!
Saúde, Cheers, Pão e Cerveja!!!!



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Aplicativos de Redes para Fãs de Cerveja

Que o número de aplicativos para Smartphones, para todos os gostos e funções, para sistemas IOS e Android dentre outros, vem crescendo assustadoramente nos últimos tempos todo mundo parece já ter percebido. Então, você já procurou algum  temático sobre cervejas? Pois pode saber que existem vários. Em português nem tantos assim, mas sim, existem vários...  O Check in Beer é um desses aplicativos que promete ser bem legal. Grátis para IOS e Android, depois que o usuário cria a conta, ele permite compartilhar sua localização com os amigos e registrar sua presença em bares e restaurantes da região. Como o próprio nome diz, o foco deste aplicativo são os amantes da cerveja e do chope - pena que a princípio não se tenha tantas variedades de cervejas para analisar - que ao visitarem o local podem avaliar itens como a temperatura da bebida e o atendimento recebido. E ainda tem mais. Toda vez que você visitar um boteco ou um restaurante e fizer seu comentário, ganha pontos para um ranking de usuários. O aplicativo tem também uma ferramenta que mostra os botecos, bares e restaurantes mais próximos e sua localização no mapa. O aplicativo promete ainda dicas e rituais cervejeiros, compartilhar fotos e depoimentos, etc.  E você não precisa ser um geek para utilizar, pode ficar tranquilo. Fica a dica pra você conferir e experimentar e me dizer se vale! Saúde, Cheers, Pão e Cerveja!!!!