terça-feira, 7 de maio de 2013

Os Santos e as Cervejas

Nem eu acreditei que existisse, mas existe!  E não é que tem os santos que tem ligação com as cervejas!
Aliás, tem até santo padroeiro dos cervejeiros! E ele é bem conhecido e tem bastantes devotos aqui no Brasil. Tem muita gente aí que deve ser devoto desse santo e nem sabia que ele era padroeiro dos cervejeiros!
Você tá curioso pra caramba, né? Tá certo que tem uns santos que eu nunca ouvi falar, e que com certeza têm mais ligação com a religiosidade cristã européia. Vamos lá então minha gente, matar a curiosidade!
Vou começar com o Santo Padroeiro dos Cervejeiros, reconhecido oficialmente pela Igreja Católica: Santo Agostinho! Isso mesmo, Santo Agostinho! Você sabia? E a data da celebração é dia 28 de Agosto - por sinal um bom dia para se agendar uma grande comemoração regada a muitas cervejas maravilhosas!
Bom, agora vamos lá aos santos menos conhecidos( pelo menos eu acho que devem ser).
Santo Adriano, foi um soldado mártir da perseguição dos romanos aos cristãos, é considerado o patrono da cerveja na Áustria. Dia 8 de setembro é a data da celebração.
Santo Arnaldo, é considerado o patrono dos colhedores de lúpulo. Foi adotado pelos camponeses da região de Branbant, na Bélgica. Serviu ao exército da Bélgica - não se sabe bem em que época - e a ele foram creditados dois milagres: conseguiu cerveja para as tropas depois de rezar e apelar pra Deus e também por ter curado doentes de uma praga após lhes dar cerveja de um tonel onde havia mergulhado seu crucifixo. - sem querer ser desrespeitoso, o cara não era fraco não, eim? - A data da celebração é 15 de agosto.
Santo Arnulf de Metz, bispo de Metz na França e considerado também patrono da cerveja por aquelas bandas. Seu milagre foi não deixar esvaziar uma caneca de cerveja servida aos seguidores que acompanhavam seu enterro, que foi realizado na Bélgica! - com todo respeito, foi merecido! A data da celebração é 18 de julho.
São Wenceslau, protetor dos cervejeiros e padroeiro da região da Boêmia. A data da celebração é 28 de setembro.
São Columbano, como visitou vários mosteiros grandes produtores de cerveja na época em que disseminou a religião cristã pela Europa, também ficou bastante ligado á cultura cervejeira. Mais uma vez, com todo respeito, ele traçou a rota certa!
Que todos eles nos protejam, amém!
Saúde, Cheers, Pão e Cerveja!!