quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Nesta época do ano, com tantas festas "pipocando" para todos os lados, este clima de ôba-ôba, a gente fica meio que fora de órbita. Pois é, meus caros amigos, não é que até as cervejas maravilhosas ficaram também assim meio fora de órbita. Você deve estar achando este papo meio esquisito ou que estou mesmo é no "mundo da lua". Não, não é nada disto.
Andou circulando pela mídia, por esses dias, um fato um tanto quanto inusitado, principalmente para o universo cervejeiro. O fato é que desta vez a  Sapporo Breweries realmente inovou. Resolveu criar uma cerveja feita com cevada cultivada no espaço. Não, eu não estou ficando maluco, não. É o mundo moderno, meu caro! O projeto do cultivo da cevada foi desenvolvido na Estação Espacial Internacional, a ISS,  e contou com a colaboração da universidade japonesa Okayama e com a Academia Russa de Ciências. Foram cinco meses de cultivo no laboratório da estação para que a cevada crescesse no espaço, e hoje, as cervejas são feitas aqui na terra, com as sementes descendentes daquelas. Segundo os cientistas a gravidade zero não trouxe nenhuma transformação na cor, nem no tamanho e muito menos na proteína da cevada. Oohhh!!! Ficou surpreso? Meio decepcionado? Aposto que nem tanto. Eu também não!!
Porém você deve estar mais curioso mesmo é para saber sobre a cerveja, não é mesmo? Vamos lá, então!
A cerveja obviamente leva a marca Sapporo e se chama Space Barley (para quem ainda tinha alguma dúvida barley em inglês quer dizer cevada) e a produção  foi limitada a 250 caixas com seis garrafas de 330ml, a um custo de R$200 a caixa. Confesso que pensei que custaria mais, haja vista, a produção limitadíssima, o ineditismo e complexidade da coisa toda. Tá certo que o fato da cerveja ter sido produzida com cevada espacial não diferencia em nada da cerveja produzida com a cevada tradicional, daqui da terra mesmo. As diferenças são as mesmas, as normais, que as  cervejas têm quando fabricadas de forma diferente. Óbvio.
Opinião compartillhada pelos cientistas e especialistas,  presentes à apresentação da Space Barley, na sua maioria japoneses: o sabor não tem nada a ver com a cevada ter sido cultivada fora de órbita.
Mesmo assim dá vontade de experimentar, né? Fala a verdade!
A idéia inicial do projeto era observar o comportamento das sementes da cevada em um ambiente de gravidade zero. Entretanto a Sapporo soube transformar um experimento científico, já rotineiro na estação espacial nos dias atuais, em uma grande jogada de marketing. E pra você aí que ainda poderia ter alguma dúvida, fabricação de cerveja, especialmente as cervejas especiais e as cervejas artesanais, é ciência pura... e sensibilidade ...
Então meu caros amigos, feliz ano novo! Saúde!!! Cheers!!! Pão e Cerveja!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário