sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A Cerveja Sai de Onde Mesmo?


A gente fala de tantas coisas sobre cervejas especiais, cervejas artesanais... conta histórias sobre cervejas...mas a pergunta que muitos fazem é: como é o processo pra se fazer uma boa cerveja? Bem, aí o buraco é mais embaixo meu caro amigo! Há muito queria falar aqui sobre este assunto. Porém de uma forma mais simplificada, no momento. 
A pergunta a ser respondida agora é: como se faz uma cerveja mesmo? De uma maneira bem resumida é o seguinte:
A fabricação de cerveja envolve basicamente três passos. A mostura, a fervura e a fermentação. Heim? Como assim? Mostura? Que bicho é esse? Você, um bom apreciador de cervejas maravilhosas e também um curioso sobre o assunto, pode estar se perguntando...Vamos lá então. A mostura é um processo onde é extraído os açúcares fermentáveis  e outros componentes do malte, normalmente este processo dura de 2 a 5 horas. O malte é moído e depois misturado á água quente numa temperatura de mais ou menos 65 graus Celsius. Esta água, rica em açúcares, resultante deste processo é que é chamada de mosto. Esta água então é retirada  e o que ainda sobrou do malte moído é lavado em água quente para extrair  os açúcares que ainda restaram.  
O mosto então vai para caldeira de fervura por um período de 1 a 2 horas, onde então é adicionado o lúpulo em momentos variados. É o lúpulo que dá à cerveja o paladar, o aroma e o amargor. Ao final da fervura, o mosto é então separado do lúpulo e resfriado, pronto então para a fermentação. No processo de fermentação o fermento é adicionado ao mosto para dar início á fermentação. Aí cada tipo de cerveja tem o seu tempo de fermentação e temperaturas específicos. Surgindo as cervejas de alta fermentação (tipo Ale) e as de baixa fermentação (tipo Larger)
Ao final deste processo de fermentação a cerveja é carbonatada e engarrafada. 
Meus caros amigos, está aí o be-a-básico da fabricação de cervejas. Obviamente que a diversidade de diferentes tipos de cervejas provém de algumas variações nos processos de fabricação e da adição de ingredientes variados durante o processo , né mesmo?
A verdade é que este papo todo me deu uma sede louca! Sexta-feira.... Entrar o finde com pé direito!!! Bora lá tomar uma cerveja maravilhosa agora? Então vamos!
Saúde, Cheers, Pão e Cerveja!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário