sexta-feira, 24 de maio de 2013

Degustação de Cervejas

Salve sexta-feira! Salve Jorge!
Aproveitando que o fim de semana taí e temos sempre um tempo dedicado a tomar umas e outras cervejas maravilhosas (de preferência) ou não, resolvi falar um pouco sobre degustação de cervejas.
Até há pouco tempo atrás ninguém ouvia falar disso. Degustação de cervejas? Eu Heim! Pois bem. Há pouquíssimo tempo atrás- se formos pensar bem - começamos a ouvir por aí algumas pessoas falando sobre degustação e também sobre harmonização com cervejas e algumas poucas se arriscando por essa seara. A verdade é que para a maioria das pessoas que têm o hábito de beber cerveja, aqui pelo Brasil afora, achava - e muitas ainda o acham - que esse negócio de degustação era coisa de pessoas meeeeiio...afrescalhadas? Que ficavam rodando grandes taças de vinho, geralmente caros,  recheadas de pedantismos, maneirismos e formalidades e falando de coisas que não estavam acessíveis aos pobres mortais comuns. Tudo bem, terra brasilis...não se tinha uma cultura arraigada sobre esse aspecto... enfim, uma certa dose de pré conceito também.
Porém meus caros amigos, a verdade é que cada vez mais este pensamento está mudando e a olhos vistos. O mercado de cervejas artesanais de qualidade e variedade, tenho dito e repito, vem crescendo assombrosamente. As cervejas não são mais "todas iguais" como eram num passado recente. Aliás neste mesmo passado recente, falar em degustação de cervejas, realmente não fazia sentido algum por aqui. Agora vemos cada vez mais pessoas querendo experimentar novos sabores, novas texturas e se deliciando com  novas possibilidades que surgem a todo momento. É, o mercado cervejeiro daqui está dando conta - e em alto nível - de suprir este desejo dos bebedores de cerveja, ávidos por experimentarem esta diversificação e atestarem a qualidade das novas cervejas. Vemos então, frutas, temperos, raízes, ervas, que antes só entravam no cardápio dos brasileiros servidas em pratos, vindo também servidas em copos de deliciosas cervejas! Então chegou a hora de desmistificarmos toda esta percepção antiga que se criou em torno da degustação de bebidas, - fico devendo para um próximo post apresentar algumas técnicas simples - apurarmos nossos sentidos e nos entregarmos a esse delicioso prazer!
Valeu meu povo!
Uma ótima degustação de cervejas maravilhosas e um também maravilhoso fim de semana cervejeiro pra todos!
Saúde, Cheers, Pão e Cerveja!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário