quarta-feira, 9 de março de 2011

Microcervejarias de Minas Gerais comemoram aumento da demanda de maravilhosas durante a folia e investem em expansão.

Elisângela Orlando - Repórter - 5/03/2011 - 12:20



Frederico Rubinger, da Royal Empório: cervejas especiais representam 60% das vendas

O Carnaval aqueceu as vendas de cervejas e chopes artesanais nas microcervejarias de Minas Gerais. Algumas empresas estimam um incremento de até 50% no comércio dessas bebidas durante o feriado prolongado. Em outras, já não há mais estoque para atender o volume de pedidos. Os empresários do setor apostam que os belo-horizontinos que ficarão na capital não vão deixar a tradição de lado e devem encher os bares da capital durante os quatro dias de festa.

Dados do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral de Minas Gerais (Sindbebidas) comprovam que há motivos para tanta folia. A produção mineira de cervejas e chopes especiais em 2010 foi de 6,5 milhões de litros, o que representa aumento de 26% em relação a 2009. Para este ano, a expectativa é de um crescimento de 34% na comparação com 2010.

A entidade estima que, durante o Carnaval, o consumo geral de cervejas no Estado – especiais e comuns – atinja um crescimento da ordem de 12% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em algumas cervejarias artesanais, porém, as projeções são bem mais otimistas. É o caso da Krug Bier, que fabrica o chope de mesmo nome e também a cerveja Áustria.

O sócio-proprietário da empresa, Marcelo Bruzzi, estima um aumento médio de 50% nas vendas durante o feriadão, em relação ao Carnaval de 2010. O resultado positivo também pode ser explicado, em parte, pelo investimento de R$ 1 milhão que a empresa fez, no ano passado, para elevar sua capacidade produtiva de 250 mil litros por mês para 370 mil litros por mês.

A quantidade de pontos de vendas também saltou de 300 para 1 mil nos últimos 12 meses. Segundo Bruzzi, a intenção é dobrar esse número até o final deste ano. A empresa também tem planos de criar uma nova planta industrial a fim de começar a vender para outros Estados, uma vez que, hoje, a distribuição está concentrada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Na cervejaria Backer, os estoques estão zerados, apesar de a empresa ter se preparado para atender a demanda durante o período de Carnaval. As vendas, porém, superaram as expectativas, e devem ter um incremento de 12% a 15% em relação ao feriado prolongado do ano anterior, afirma o gerente de negócios da Backer, João Roberto Pires.

Hoje, a Backer produz 200 mil litros de bebida por mês e comercializa cinco rótulos de cervejas artesanais e cinco tipos de chopes. A cervejaria se prepara para lançar quatro novas variedades de cerveja da linha Extreme, que possui maior teor alcoólico e leva mais lúpulo em sua formulação.

De acordo com Pires, além da Grande BH, a empresa também possui distribuidores em Araxá, na Região do Alto Paranaíba, e em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A Backer também está presente em algumas cidades do Mato Grosso e nas capitais de Goiás e do Espírito Santo. Ele afirma que o próximo passo é levar o produto para Natal (RN), Salvador (BA) e Recife (PE).

Outra microcervejaria de Minas que tem motivos para festejar o Carnaval deste ano é a Falke Bier. A empresa estima que as vendas devem deslanchar durante o feriadão, com um aumento de 10% em relação a 2010. O resultado é considerado significativo, tendo em vista que a cerveja e o chope da marca são produzidos em escala bem menor que as demais – são 12 mil litros por mês.

A Falke Bier possui três rótulos de cerveja e três tipos de chope. Segundo o proprietário da empresa, Marco Antônio Falcone, atualmente, o chope é vendido na Grande BH e em outros seis Estados. A cervejaria também tem planos para abrir uma nova unidade em Minas. O projeto ainda está em negociação, mas deve demandar investimentos da ordem de R$ 800 mil e, quando concluído, triplicará a capacidade produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário