quinta-feira, 1 de abril de 2010

ABRADEG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS DEGUSTADORES DE CERVEJA












Histórico

A ABRADEG surgiu de uma necessidade comum de degustadores, do comércio e da indústria, que juntos identificaram, idealizaram e apoiaram a criação desta ilustre associação. O início do desenho e da formação da rede nacional e internacional da ABRADEG teve início em 2008 e, após um vasto trabalho, foi fundada legalmente no último trimestre de 2009.

A ABRADEG foi legalmente fundada em 07 de Dezembro de 2009, tendo como objetivo promover a cultura de degustação de cerveja e estabelecer uma relação harmônica entre os sommeliers de cerveja e consumidores.A ABRADEG possui uma rede de atuação internacional visando a buscar o melhor do mundo da cerveja para o Brasil e divulgar a cerveja Brasileira no Exterior.

Missão, Visão e Objetivos

Missão: Promover a Degustação de Cerveja e a produção de cerveja artesanal e industrial nos planos científicos, tecnológicos, artísticos, didáticos e de Cultura geral, em atividades no Brasil e Exterior.
Visão: Ser reconhecida como uma entidade de classe forte e legítima, além de representar uma referência em cursos, serviços e soluções para o aprimoramento da profissão do Degustador de Cerveja (Beer Sommelier) no Brasil.
Objetivos: Visando fomentar a arte da Degustação de cerveja, a ABRADEG já inicia promovendo intercâmbio nacional e internacional de conhecimento em degustação e aproxima fornacedores de outros países de importadores e distribuidores visando aumentar a oferta e variedade de cervejas a serem degustadas.
A entidade, desenvolve trabalhos visando o aperfeiçoamento dos amadores, técnicos e profissionais (Beer Sommelier) da área de Degustação e Produção de Cerveja, sendo estes, desenvolvidos das seguintes formas:
* Palestras técnicas Periódicas, com degustação de cervejas nacionais ou estrangeiros, podendo estas serem industrializadas ou feitas artesanalmente.
* Filmes técnicos, mostrando o desenvolvimento da produção de Cerveja e da Degustação no Brasil e no mundo.
* Avaliação Nacional de Cervejas, evento este, que já faz parte do calendário nacional, onde podem ser convocadas autoridades do país e do exterior para degustar e avaliar as cervejas mais representativas. A Avaliação Nacional, objetiva criar uma identidade da cerveja nacional frente a um mercado externo competitivo, demonstrando assim, o potencial e capacidade de criar novas técnicas de elaboração.
* Participação em Simpósios e Congressos no exterior.
* Boletins Informativos.
* Outros.

Membros, Filiados e Entidades Congêneres

A ABRADEG foi fundada com grande adesão nacional e com adesão de importantes formadores de opinião e do mercado de cerveja. O apoio de fornecedores, distribuidores, produtores e lojistas especializados também é um importante ponto a ser destacado na fundação da associação.Mas o principal apoio vem do degustador, do brasileiro comum que gosta de degustar a sua cerveja, seja ela artesanal ou de mercado e que quer buscar mais conhecimento sobre a cerveja, sobre a história e cultura no Brasil e no mundo.Com base em modelos internacionais, a ABRADEG traz o modelo que só uma associação voltada para degustação pode oferecer, onde a participação e condução de eventos dos associados classificam os degustadores em níveis: iniciante, intermediário, avançado, expert e beer sommelier.

Existem critérios para cada nível, sendo que alguns como Expert e Beer Sommelier exigem capacitação profissional em instituição voltada para isto. E ainda separando corretamente conceitos, existem títulos que podem ser obtidos para membros que comprovem a participação em associação congênere séria reconhecida pela ABRADEG, como:
Cervejero Artesanal
Mestre Cervejeiro
Especialista em Harmonização com cerveja

É muito importante que, em paralelo a atuação da ABRADEG, as associações de cervejeiros artesanais de vários estados brasileiros fortaleçam seu papel quanto a cultura de produção de cerveja artesanal, pois esta é uma atividade fundamental nas grandes nações cervejeiras.

Seja um membro da ABRADEG

Entre em contato com a ABRADEG pelo correio faleconosco@abradeg.com.br e informe-se das diversas opções de filiação de acordo com sua necessidade.O cadastramento é GRATUITO! Para pagar anuidade, acesse o Link loja.abradeg.com.br

Obs: texto transcrito do site da ABRADEG: http://www.abradeg.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário